SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Digite o que procura

INTERNACIONAL

Vulcão mais ativo da América Central entra em erupção; veja vídeo

Vulcão
Foto: Reprodução

Ouça POP Mais FM

O vulcão de Fogo, o mais ativo da América Central e próximo à capital da Guatemala, entrou em erupção nesta quinta-feira (4). O evento levou ao fechamento de uma estrada e a retirada de cerca de 350 pessoas de suas casas.

A erupção começou na madrugada e à tarde “procedeu-se a evacuação de 350 pessoas” de comunidades próximas, disse à AFP o porta-voz da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Rodolfo García, estimando em 130 mil o número de pessoas em risco pela queda de cinzas.

Além disso, foram habilitados 13 abrigos em quatro municípios vizinhos, que podem receber 7.600 pessoas evacuadas, acrescentou García.

Mais cedo, a Conred havia informado por meio de nota sobre “a queda de fluxos piroclásticos pelas ravinas” do vulcão.

“A coluna eruptiva se mantém a uma altura de 6.000 metros sobre o nível do mar, carregada de cinza abundante, que se desloca em direção ao oeste e ao sudoeste, a mais de 100 km de distância”, acrescentou o boletim.

Segundo a Conred, a erupção se mantém “em um nível alto” e foi reportada uma queda “abundante de cinza” em, ao menos, sete comunidades localizadas na base do vulcão.

As colunas de gás e cinzas se dispersavam nas direções oeste e sudoeste do vulcão, de 3.763 metros de altitude, e situado a 35 km da Cidade da Guatemala, entre os departamentos (estados) de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez.

A erupção começou nas primeiras horas da manhã e, “nas próximas horas”, pode haver um aumento das emissões, “formando colunas mais altas de gás e cinzas, explosões violentas carregadas de cinzas e fluxos de lava em outras direções”, segundo comunicado da entidade de proteção civil.

As autoridades mantêm um monitoramento constante devido à proximidade com algumas comunidades, acrescentou.

“Os fluxos piroclásticos são uma mistura de gases, cinzas e pedaços de rocha com altas temperaturas que descem em grande velocidade pelos flancos do vulcão de Fogo”, explicou a Conred.

Como medida preventiva, “tomou-se a decisão de suspender o tráfego de veículos” na rota RN-14, disse o vice-ministro das Comunicações (redes viárias), Carlos Figueroa, em coletiva de imprensa. Trata-se de uma via secundária que conecta vários povoados à cidade colonial de Antigua, principal ponto turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco desde 1979.

Imagens de estradas divulgadas pela polícia mostravam automóveis e motocicletas bloqueados na rodovia diante do risco de que a mesma possa ser atingida pela queda de material vulcânico.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indicadas para você

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A matéria a seguir pode ser sensível para algumas pessoas. Se você está precisando de ajuda, ligue agora mesmo no...

ENTRETENIMENTO

Ouça POP Mais FM O nome do ator Manu Rios, muito conhecido por interpretar o personagem Patrick Blanco, na série Elite, da Netflix, foi...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM Um dos motoristas do presidente Jair Bolsonaro deu entrada em um hospital de Brasília apresentando problemas respiratórios, o que pode...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A influenciadora digital e modelo OnlyFans Kerolay Chaves, 21 anos, viu seu nome tomar força nas web após declarar ter...

Copyright © 2020-23 | Revista 360º