SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Digite o que procura

INTERNACIONAL

Terremoto deixa mais de 600 mortos no Marrocos

Terremoto deixa mais de 600 mortos no Marrocos
Foto: Reprodução

Ouça POP Mais FM

Um sismo de magnitude 6,8 na escala Richter, com epicentro próximo à cidade turística de Marrakech, Turquia, deixou ao menos 632 mortas. Abalo também foi sentido na vizinha Argélia e até em Portugal. Além das vítimas fatais, as autoridades informam que mais 329 pessoas ficaram feridas, 51 das quais em estado grave.

Os números são de um balanço preliminar do governo marroquino divulgado neste sábado (09/09).

Foram registradas mortes nas províncias e cidades de Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant.

O terremoto também foi sentido nas cidades costeiras de Rabat, Casablanca e Essaouira, assim como em outros países: Argélia, Espanha e até em Portugal.

Nas redes sociais, os marroquinos compartilharam várias fotos e vídeos mostrando prédios danificados e desabados, alguns com pessoas feridas ou aparentemente mortas sob escombros.

Vários edifícios no centro antigo de Marrakech foram danificados pelo terremoto.

De acordo com um boletim de alerta emitido pelo Instituto Nacional de Geofísica do Marrocos, o terremoto de magnitude 6,8 atingiu a região de Marrakesh, no norte do país, às 23h11 (horário local).

Testemunhas relataram à agência de notícias EFE que o terremoto foi sentido em cidades do norte, como Larache, a 550 km do epicentro, bem como em Casablanca e a capital, Rabat, a 300 quilômetros e 370 quilômetros de distância, respectivamente, onde os moradores foram às ruas para evitar os efeitos de possíveis réplicas.

Em 2004, um terremoto no nordeste de Marrocos matou pelo menos 628 pessoas e feriu 926. Em 1980, um terremoto de magnitude 7,3 sacudiu a vizinha Argélia, matando 2.500 pessoas.

View this post on Instagram

A post shared by Luiz Bacci (@luizbacci)

UE e ONU oferecem ajuda

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou em comunicado divulgado neste sábado que o centro de resposta a emergências da UE monitora de perto a situação e está pronto para ajudar.

Um porta-voz da ONU disse que “as Nações Unidas estão prontas para ajudar o governo de Marrocos nos seus esforços para socorrer o população impactada.”

O chanceler federal alemão, Olaf Scholz, expressou suas condolências ao povo do Marrocos em sua conta no X (antigo Twitter). “Estas são más notícias do Marrocos”, disse o político. “Nestas horas difíceis, os nossos pensamentos estão com as vítimas do devastador terremoto.”

Toda a minha solidariedade e apoio ao povo do Marrocos face ao terrível terremoto registrado nesta manhã. A Espanha está com as vítimas desta tragédia e com as suas famílias”, escreveu também no X o premiê espanhol, Pedro Sánchez.

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse numa publicação nas redes sociais: “Estamos todos devastados após o terrível terremoto no Marrocos. A França está pronta para ajudar com os primeiros socorros”.

O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou as suas condolências, enquanto o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também expressou solidariedade. “Apoiamos os nossos irmãos e irmãs marroquinos com todos os nossos recursos neste dia difícil”, afirmou Erdogan nas redes sociais.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indicadas para você

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A matéria a seguir pode ser sensível para algumas pessoas. Se você está precisando de ajuda, ligue agora mesmo no...

ENTRETENIMENTO

Ouça POP Mais FM O nome do ator Manu Rios, muito conhecido por interpretar o personagem Patrick Blanco, na série Elite, da Netflix, foi...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM Um dos motoristas do presidente Jair Bolsonaro deu entrada em um hospital de Brasília apresentando problemas respiratórios, o que pode...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A influenciadora digital e modelo OnlyFans Kerolay Chaves, 21 anos, viu seu nome tomar força nas web após declarar ter...

Copyright © 2020-23 | Revista 360º