SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Digite o que procura

INTERNACIONAL

4 pessoas morrem e 14 ficam cegas após usar colírio infestado por bactérias

colírio
Foto: Reprodução

Ouça POP Mais FM

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos estão investigando casos de cegueira permanente e mortes, cujos pacientes teriam feito uso de um colírio para olhos ressecados que era vendido livremente nas farmácias.

Em comunicado, o órgão afirma que 55 pacientes em 12 estados apresentaram várias infecções, inclusive oculares, provocadas por uma cepa rara da bactéria Pseudomonas aeruginosa, amplamente resistente a medicamentos.

Trata-se do primeiro surto dessa bactéria detectado nos Estados Unidos, de acordo com a agência sanitária.

“A investigação até o momento identificou lágrimas artificiais como uma exposição comum para muitos pacientes”, acrescenta o comunicado, ao recomendar que a população deixe de usar o produto EzriCare e qualquer outro feito pela fabricante Delsam Pharma.

Até o momento, 14 pacientes perderam a visão e 5 pessoas morreram por infecção na corrente sanguínea.

O laboratório afirmou não ter recebido qualquer reclamação de consumidores sobre reações adversas, tampouco solicitação de órgãos governamentais para fazer um recall do produto.

Apesar disso, a empresa endossou a recomendação dos CDC e pediu que as pessoa deixem de usar o EzriCare até que a investigação sobre a segurança do colírio seja concluída.

“Testes laboratoriais dos CDC identificaram a presença de VIM-GES-CRPA [a bactéria] em frascos EzriCare abertos de vários lotes; essas garrafas foram coletadas de pacientes com e sem infecções oculares e de dois estados. A VIM-GES-CRPA recuperada de produtos abertos corresponde à cepa do surto”, salienta a agência americana.

A bactéria que provocou o surto se mostrou resistente a uma série de antibióticos em testes realizados em laboratório, algo que preocupa ainda mais especialistas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indicadas para você

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A matéria a seguir pode ser sensível para algumas pessoas. Se você está precisando de ajuda, ligue agora mesmo no...

ENTRETENIMENTO

Ouça POP Mais FM O nome do ator Manu Rios, muito conhecido por interpretar o personagem Patrick Blanco, na série Elite, da Netflix, foi...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM Um dos motoristas do presidente Jair Bolsonaro deu entrada em um hospital de Brasília apresentando problemas respiratórios, o que pode...

NOTÍCIAS

Ouça POP Mais FM A influenciadora digital e modelo OnlyFans Kerolay Chaves, 21 anos, viu seu nome tomar força nas web após declarar ter...

Copyright © 2020-23 | Revista 360º