Fale conosco

CIDADES

Prefeitura do Rio ganha prêmio nas áreas de inovação e sustentabilidade ambiental

Publicado

on

Rio de Janeiro

As ações de inovação e sustentabilidade da Prefeitura do Rio foram vencedoras no Prêmio InovaCidade 2023, realizado pelo Instituto Smart City America Business. O projeto “Rio de Energia Verde – Aquisição de Energia Limpa e Renovável no Mercado Livre de Energia”, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, venceu a categoria “Inovação e Sustentabilidade Ambiental”. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 23 de maio, no Smart City Business Brazil Congress, no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho.

“É a primeira vez que um município faz uma compra de energia no mercado livre no Brasil. Isso é uma coisa que já acontecia na iniciativa privada há muito tempo. Objetivamente, isso gera uma economia de mais de 50% na conta de energia da sede da prefeitura. É uma redução de custo na veia e uma ação extremamente inovadora e inventiva no universo do serviço público”, afirma o prefeito Eduardo Paes.

Publicidade

O projeto de aquisição de energia no livre mercado, ou seja, sem intermediação da Light, faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Prefeitura do Rio, e tem como foco o uso de energia eólica e solar para abastecer o Centro Administrativo São Sebastião (CASS). No âmbito municipal, a cidade do Rio foi pioneira na aquisição de energia limpa e renovável. Na primeira etapa do projeto foi realizado um pregão, que teve a empresa de energia 2W Ecobank como vencedora, para aquisição de mais de 76 mil MWh em um contrato de cinco anos, que resulta na economia de mais de R$30 milhões nas despesas de energia na Sede Administrativa da Prefeitura do Rio. Além disso, o projeto evita 40 mil toneladas de CO2 e zera as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

“Para a 2W é muito emblemático fazer parte de um projeto vanguardista e que prevê contribuir com a economia dos gastos públicos do município, como com as contas de energia. O carioca também verá a melhor aplicação do dinheiro dos impostos, por meio do consumo de energia limpa e renovável”, afirmou o CEO da 2W Ecobank, Claudio Ribeiro. 

Publicidade

A licitação pública da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro foi realizada em dezembro de 2022 e teve como vendecora a empresa de energia 2W Ecobank para o fornecimento de energia elétrica limpa e renovável incentivada, na modalidade varejista, no ambiente de contratação livre (ACL) para duas unidades consumidoras, Prédio SEDE e ANEXO do Paço Municipal, localizados no centro do Rio, pelo período de 60 meses, com aquisição de até 1,46 MW médio de energia. 

Publicidade
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 A Revista 360 é um site pertencente ao Portal POP Mais.