Fale conosco

CIDADES

Antigo piso com suásticas da sede do governo da PB pode integrar museu

Publicado

on

O Palácio da Redenção, sede oficial do governo da Paraíba, teve suásticas gravadas no piso por quase 60 anos, entre as décadas de 1930 e 1990. A decoração foi instalada em 1937, durante o mandato do governador Argemiro de Figueiredo. Naquele momento, o regime nazista de Hitler estava estabelecido na Alemanha. As peças só foram retiradas durante o governo de Antônio Mariz, em 1995, em meio a críticas de historiadores.

Os ladrilhos com as suásticas podem compor o acervo do Museu de História da Paraíba, que será instalado no palácio. Não há data para que isso aconteça. Já o secretário de cultura da Paraíba, Pedro Santos, afirmou que ainda não há uma decisão sobre a exibição das peças. Segundo ele, a questão será avaliada na elaboração do projeto expográfico do museu.

Publicidade

A exposição das peças é uma promessa feita há 29 anos pelo então governador Antônio Mariz, que pediu a retirada do piso por se sentir incomodado com as suásticas no caminho para o seu gabinete e defendeu que “o Palácio da Redenção não poderia ser vitrine de nenhum pensamento ideológico”.

Historiadores dizem que o arquiteto responsável pela instalação dos ladrilhos tinha relações com o fascismo italiano e que Argemiro de Figueiredo, governador na época, governou sob influências da ideologia nazifascista.

Publicidade
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 A Revista 360 é um site pertencente ao Portal POP Mais.